Usina de Livros

COMO ESCREVER E PUBLICAR MEU LIVRO?

CURSOS

DESTAQUES

LIVRO DESMITIFICA O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DE BLUMENAU

Livro lançado hoje pelo historiador Ricardo Machado desmitifica o processo de colonização de Blumenau

Um outro olhar sobre a identidade germânica de Blumenau é a proposta do livro Entre o Público e o Privado - Gestão do Espaço e dos Indivíduos em Blumenau (1850 - 1920) que o historiador Ricardo Machado lança hoje, às 19h, no Auditório Professor Rivadávia Wollstein, na Furb. Além do lançamento do título, Machado palestra sobre o tema.

O livro é resultado da dissertação de mestrado que o autor concluiu em 2006 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante dois anos e meio, o historiador pesquisou documentos, recortes de jornais e correspondências da transição entre os séculos 19 e 20, época em que os "contornos físicos e culturais (de Blumenau) foram constituídos através dos embates políticos", como informa o próprio autor no texto. Os material de análise foi encontrado no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Ordem e limpeza

- O livro mostra que a imagem de Blumenau germânica, explorada pelo turismo e cultura, foi construída e não adquirida naturalmente - explica o historiador.

Através da análise de notas de jornais, crônicas, códigos de postura, processos judiciais e outros documentos, pouco pesquisados, Machado apresenta uma releitura da história. Além disso, demonstra como o diretor da Província, Hermann Blumenau, passou a preocupar-se em promover um discurso de que a colônia era um espaço ordeiro e onde se trabalha muito, com preocupação no desenvolvimento, na produção.

É dessa forma que a normatização da época passa a focar o indivíduo, visando benefícios na conservação da propriedade. Depois, no século 20, a inquietação do discurso de poder problematiza a construção de uma cidade higiênica e a salubridade da população.

- Havia uma preocupação principal de que os colonos não caíssem no ócio e perturbassem o desenvolvimento da colônia. Foi assim que a identidade foi instituída - completa.

 

.................................................................................................

Entre o Público e o Privado - Gestão do Espaço e dos Indivíduos em Blumenau - De Ricardo Machado, Edifurb, 126 páginas, R$ 28 (preço médio). Lançamento com palestra no Auditório Professor Rivadávia Wollstein da Furb, Bloco T, Campus 1, Rua Antônio da Veiga, 140, Bairro Victor Konder, Blumenau. Entrada franca. Hoje, 19h.

..................................................................................................

Notícia publicada por Caroline Passos no Jornal de Santa Catarina. Fonte: http://www.clicrbs.com.br/jornais/jsc

Voltar
home indique mapa_site Texto - menor Texto - médio Texto - maior

PARCEIROS

logo_fl_mini.jpg

printondemand2_mini.jpg

parceiroslivro[1]_mini.jpg

cabeca1[1]_mini.jpg

amigos_do_livro_19_12_mini.jpg

Usina de Livros Editora - Copyright 2008

(47) 3041-4455 - atendimento@usinadelivros.com.br